4 Dicas rápidas para fugir do calote e educar o seu cliente a pagar de forma rápida

Se já é um pesadelo quando a economia está estável, imagine em tempos de crise. Um cliente que não te paga além de apresentar prejuízo no final do mês, apresenta também custo, pois você terá que demandar tempo e mão de obra para efetuar a cobrança.

 Para que isso seja evitado, é necessário tomar algumas precauções para que o prejuízo seja mínimo.

 

 

1 – Negociação

Quando for iniciar algum tipo de negociação com seu cliente, sempre ofereça desconto para pagamento à vista e antecipado. Fazendo isso, mesmo que você perca uma pequena quantia, você evita que possa tomar um calote futuramente.

2 – Divida os setores

Se você optar por delegar a função de cobrança a algum colaborador, certifique-se que ele nunca seja o mesmo profissional do suporte ou do atendimento. Esses profissionais são a representação de apoio e confiança em sua empresa, se ao mesmo tempo que eles prestam suporte eles iniciarem uma tentativa de cobrança, esse elo, que é construído com muito tempo e dificuldade, pode se quebrar dificultando ainda mais o recebimento.

3 – Procedimentos

Como diz o ditado: “ O que é combinado não sai caro”. Informe sempre ao seu cliente no ato da negociação os procedimentos que serão tomados caso os prazos não sejam respeitados. Além de deixar o seu cliente ciente das consequências, você também ficará resguardado sobre possíveis reclamações.

4 – Pagamentos

Evite receber qualquer tipo de pagamento em cheque. Uma opção é disponibilizar boletos e vincula-los em sua conta. Aceite pagamento via depósito bancário ou dinheiro.

 

Mesmo que inadimplente, trate o seu cliente com cordialidade e sempre pense que futuramente ele pode voltar a negociar com você ou até lhe indicar para um conhecido.


Sobre a Vilesoft: A Vilesoft fornece soluções de gestão empresarial integrado - ERP/RH, há três décadas, é afiliada à ABF - Associação Brasileira de Franquias desde 2007. Mais informações sobre a Vilesoft podem ser encontradas no portal vilesoft.com

Categorias


Somos
Associados
Somos
Certificados

Acompanhe