Como otimizar os recursos da sua empresa

Administrar uma empresa é estar sempre em busca da otimização dos recursos utilizados no trabalho.

Muitas vezes, despesas e pequenos gastos mal planejados e executados têm um impacto enorme no caixa, fazendo com que a competividade do negócio fique prejudicada. Por isso, é imprescindível que o administrador esteja constantemente agindo para cortar custos e sanar estas falhas no dia-a-dia da organização.

Mas cortar custos não significa abrir mão de bons funcionários, muito menos do bem-estar dentro da empresa. Além de perder vantagens competitivas, decisões como estas criam um ambiente desconfortável, fazendo com que os colaboradores não se sintam valorizados. Portanto, devem ser tomadas apenas em última hipótese, quando realmente não há outra saída para se reduzir despesas.

Afinal, onde é possível cortar custos dentro de uma empresa? A resposta é: praticamente em todos os setores. O primeiro passo é estar muito bem alinhado com o seu setor financeiro e ter uma análise clara dos gastos, primeiramente os que não trazem resultados para o negócio. A mudança de hábito dos funcionários é um exemplo. A conscientização dos colaboradores é fundamental no processo de redução dos custos. Converse com sua equipe e cobre mudança de hábitos nocivos para as contas da empresa. Todos devem fazer bom uso da água, energia elétrica, ter bom senso ao utilizar papel para impressão, além, é claro, de aproveitar bem o tempo de trabalho, evitando horas extras. Criar metas com a equipe pode ser um bom incentivo para esta mudança de atitude. Defina prêmios individuais e coletivos para quando elas forem alcançadas, assim todos trabalham em conjunto para o melhor aproveitamento dos recursos e todos saem ganhando.

Reuniões e viagens, é realmente necessário que o funcionário se desloque para fora da empresa? Além das despesas de locomoção, perde-se o tempo que seria produtivo dentro do local de trabalho. Utilize a tecnologia a seu favor. Hoje em dia, existem opções gratuitas, como Skype por exemplo, para se realizar chamadas e conferências de vídeo. Deixe para viajar só mesmo em situações que justificam os gastos.

Itens de uso diário que são relativamente baratos, podem se revelar grandes vilões quando somados. Cafezinhos, copos descartáveis, materiais de papelaria e escritório, reveja cada método de compra e negocie com os fornecedores.

Além de não deixar seu negócio no vermelho, otimizar os gastos garante mais dinheiro para aplicar no que realmente é necessário, como ferramentas de gestão por exemplo. Dessa forma, o empresário deve considerar investir o que foi poupado.


Sobre a Vilesoft: A Vilesoft fornece soluções de gestão empresarial integrado - ERP/RH, há três décadas, é afiliada à ABF - Associação Brasileira de Franquias desde 2007. Mais informações sobre a Vilesoft podem ser encontradas no portal vilesoft.com

Categorias


Somos
Associados
Somos
Certificados

Acompanhe