Entenda o que são ativos e passivos da empresa

Para alguns pode parecer básico, porém, esse é um ponto muito importante para a gestão de uma empresa, seja para formular o seu valor, adquirir investidores, ou até para ter todas as informações registradas.

Ativos:

Basicamente, os ativos de uma empresa são todos os valores que a empresa tem para receber, seja uma locação de determinado equipamento, software ou direitos.

Os ativos são recursos muito importantes para um negócio, pois além de garantir uma base financeira estável eles são muito importantes na hora de valorizar o patrimônio da empresa.

Existem várias variações para os ativos que uma empresa pode ter, vamos entender quais são eles:

  • Ativo circulante: Referente aos recebimentos a curto prazo, que se encontra entre um balancete e outro. Exemplo: Receita em caixa e em bancos, estoque e outros.
  • Ativo diferido: Representa os investimentos feitos pela empresa que podem gerar receitas futuras. Exemplo: Pesquisas, estrutura.
  • Ativo Fictício: Valores que se encontram no Balanço patrimonial, mas que não estão inseridos no patrimônio da empresa. Exemplo: Propinas.
  • Ativo permanente: São receitas que não precisam ser necessariamente ser transformadas em dinheiro, sem prazo.
  • Ativo realizável a longo prazo: Referente tudo que a empresa tem para receber após o término de seus exercícios social. Exemplo: Empréstimos.

 

Passivos:

No caso dos passivos, eles representam as obrigações financeiras que a empresa deve executar.

  • Passivo a descoberto: Representa o saldo devedor quando o ativo é menor do que o passivo da empresa.
  • Passivo circulante: Representa todas as obrigações que devem ser pagas até o final do exercício social. Exemplo: Empréstimos e salários de funcionários.
  • Passivo fictício: Contas que não existem mais no balanço pois já foram pagas.
  • Passivo não exigível: Valores que a empresa não tem obrigação de pagar

 

Para que seja estabelecida uma gestão e qualidade dentro da empresa, é necessário conhece-la primeiro.


Sobre a Vilesoft: A Vilesoft fornece soluções de gestão empresarial integrado - ERP/RH, há três décadas, é afiliada à ABF - Associação Brasileira de Franquias desde 2007. Mais informações sobre a Vilesoft podem ser encontradas no portal vilesoft.com

Categorias


Somos
Associados
Somos
Certificados

Acompanhe