Gestão de Qualidade - Quais os segredos?

É muito comum ao pensar no tão sonhado crescimento e se esquecer de um fator muito importante: a equipe de colaboradores.

É Com a constante modernização das práticas de gestão, novas empresas têm se mostrado bastante preocupadas com o fator engajamento da equipe. Por isso, ao fazer uma contratação, o fator principal a ser observado é o alinhamento do profissional a cultura da empresa, pois se o mesmo apresentar essa característica, além de trabalhar de forma participativa, ele almejará a irá buscar a finco as metas e sucessos da empresa.

Certo, mas você deve estar se perguntando: Como proceder quando se trata dos funcionários que já trabalham na empresa, mas que não se mostram engajados com o trabalho e os resultados? Realmente esse é um problema muito comum, porém, através de algumas ações e técnicas, é possível que ele seja resolvido. Vamos conhece-las:

Defina os objetivos e metas da empresa

Este provavelmente é um dos fatores principais que causam a desmotivação da equipe, não saber quais os objetivos e metas da empresa. Não basta apenas ter esses fatores bem definidos dentro do negócio, é importante que tais informações sejam de conhecimento de todos os colaborados. Fazendo isso, você garante que eles estejam alinhados e tenham conhecimento dos objetivos corporativos.

Participação é primordial

Como cobrar engajamento e produtividade de seus colaborados se eles não se sentem importantes para o sucesso do negócio. Em uma gestão saudável e com foco em resultados, os funcionários participam das decisões referente aos projetos da empresa. Este conceito é muito utilizado no método de Holocracia, que consiste em delegar responsabilidades para equipes dentro da empresa onde todos têm sua importância para o sucesso final.

Reconhecimento

Pode parecer simples, mas quem não gosta de ser reconhecido por um bom trabalho, não é mesmo? Tal atitude motiva seus colaborados e os instiga a buscar novas conquistas, trazendo assim benefícios para empresa.

Estimule a equipe

Não adianta apenas estimular o colaborador individualmente, é importante estimular o trabalho em equipe. Um funcionário que pensa no sucesso individualmente não colabora com o sucesso em equipe, além disso, podem ser criados atritos com os demais participantes da equipe.

Faça parcerias

Seja uma parceria com um restaurante ou com uma academia. Pense em possíveis empresas que possam beneficiar os seus colaborados e ofereça parcerias onde as duas empresas saiam ganhando. Fazendo isso, você irá garantir que a sua equipe fique motivada e pense duas vezes antes de ir trabalhar para outra empresa.

Seja um líder

Para que seja criada uma boa equipe, é necessário que exista um bom líder que além de estimular e conduzir a equipe ao sucesso, pontue de forma construtiva os pontos a serem melhorados e assume sucessos e fracassos junto a equipe. Isso irá garantir que os colaborados confiem e realmente o sigam.

Faça planos de carreira

Do que adianta incentivar e reconhecer quando não é oferecido benefícios palpáveis para o colaborador. Muitas empresas acabam perdendo possíveis talentos dentro da empresa por não oferecer possibilidade de crescimento profissional.

Celebre

O sucesso de um projeto foi alcançado? Então celebre! Não deixe situações assim passarem em branco, mostre o quão importante sua equipe foi para o sucesso do mesmo.


Sobre a Vilesoft: A Vilesoft fornece soluções de gestão empresarial integrado - ERP/RH, há três décadas, é afiliada à ABF - Associação Brasileira de Franquias desde 2007. Mais informações sobre a Vilesoft podem ser encontradas no portal vilesoft.com

Categorias


Somos
Associados
Somos
Certificados

Acompanhe