Minha empresa está pronta para crescer. E agora?

Pode até parecer simples, mas dar início em um plano de crescimento não é fácil. Muito empresários acabam batendo contra a parede ao elevar o patamar de sua empresa sem estar devidamente preparado para isso.

Um dos fatores que todo administrador deve levar em consideração, é a possibilidade de expansão: Nunca é cedo para ter um plano de crescimento estruturado e bem elaborado. Fazendo isso, você assegura que sua empresa esteja sempre preparada para os novos desafios.

 

Ao montar um plano de expansão, você deve levar em consideração 5 fatores iniciais:

1 – Planejamento estratégico

O ponto chave para qualquer plano de expansão é o posicionamento da sua empresa no mercado. Algumas empresas ao mudarem de pequenas para médias ou de médias para grandes empresas, mudam também o posicionamento, por isso é muito importante ter uma definição clara para não haver possíveis problemas. A partir dessa definição é que será direcionado o planejamento estratégico de marketing, vendas, etc.

2 – Análise de mercado

Ao montar seu plano de expansão, deve-se primeiro fazer uma análise do mercado atual, mesmo que sua empresa esteja pronta para crescer. Devem também ser levados em consideração os possíveis concorrentes neste novo patamar e o público a ser atingido.

3 – Processos internos

Os processos internos são a espinha dorsal da empresa. Se tais processos não caminham em conjunto, isso pode colocar todo o processo em risco. É importante considerar que sua demanda interna irá aumentar, exigindo cada vez mais de sua equipe.

4 – Investimento em integração de dados

Um risco que nenhuma empresa pode se dar ao luxo é a falta de controle de informações. Além de gerar grandes prejuízos, isso resulta em processos ineficientes e falta de qualidade no serviço. Ao investir em um sistema de gestão integrado de qualidade, você garante que todas as informações referentes aos setores da empresa (financeiro, comercial, logística, etc.) estejam alinhadas, gerando economia em atividades manuais e rapidez nos processos.

5 – Processos jurídicos

A nossa legislação atual possui especificações para cada porte de empresa. Portando, ao definir seu plano de expansão, consulte o seu contador para conhecer tais legislações e evitar que sua empresa seja pega de surpresa.

É muito importante que tais fatores sejam levados em consideração, pois, se bem estruturados, eles podem assegurar que sua empresa esteja no caminho certo para o crescimento. 


Sobre a Vilesoft: A Vilesoft fornece soluções de gestão empresarial integrado - ERP/RH, há três décadas, é afiliada à ABF - Associação Brasileira de Franquias desde 2007. Mais informações sobre a Vilesoft podem ser encontradas no portal vilesoft.com

Categorias


Somos
Associados
Somos
Certificados

Acompanhe