O que é o 5S e como ele poder ajudar na produtividade da sua empresa

O maior dilema entre empresários em momentos de crise é como aumentar os lucros. Mas será que é simples assim? O que todos devemos entender é todo o contexto que envolve esse fato.

Antes de falar de aumento de lucro, você deve-se perguntar: Como anda a produtividade da minha empresa?

 

 

O que é o 5s?

Buscando conscientizar a importância da organização em empresas, foram desenvolvidos no Japão 5 sensos para nortear e possibilitar o aumento de produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, melhorando assim a competitividade no mercado. Sendo eles:

Senso de organização

O primeiro fator é bem óbvio e consiste em organizar a empresa de forma que cada departamento esteja organizado e com seus devidos itens.

Senso de limpeza

O segundo S além de ter ligação com o primeiro, lida com um dos maiores desafios enfrentados dentro das empresas hoje, a limpeza. A limpeza além de proporcionar um ambiente agradável e mais produtivo para os funcionários, evita acidentes, garante a qualidade do produto final e posteriormente conquista a fidelidade do cliente

Senso de padronização

Padrões. Quando se tem padrões estabelecidos tanto na produção, atendimento ou até na forma de organizar o seu estoque, isso garante que tudo sempre tenha um padrão de qualidade conhecido por todos os funcionários e melhor, pelos clientes. A falta de padrão impossibilita a excelência e a determinação de processos eficientes dentro da empresa. Crie uma identidade na cabeça do consumidor!

Senso de disciplina

Se ter um padrão já não é uma tarefa fácil, educar a equipe a segui-lo pode ser ainda mais desafiador. Após ter criado o padrão dentro da empresa, deve-se instruir toda a equipe a segui-lo, e como toda a mudança de cultura é um longo processo, deve-se ter um profissional responsável para sempre que o caminho for desviado, a equipe ser colocada novamente no rumo. Com o tempo, a cultura será construída.

Senso de utilização

O quinto S, representa a boa utilização e organização dos materiais a serem utilizados em cada processo da empresa. Por exemplo, sempre que uma ferramenta chegar a um estado de inutilidade ou que comprometa todo o processo, ela deve ser retirada de uso e substituída para garantir a qualidade do produto final.

 

Por mais que seja um processo árduo e as vezes um pouco longo, o 5s garante a excelência. Em momentos de dificuldade econômica, devemos sempre olhar para melhorias internas pois a demanda sempre irá existir. Busque sempre a satisfação do seu cliente e a eficiência da sua equipe e processos internos. O “aumento das vendas” virá como consequência.


Sobre a Vilesoft: A Vilesoft fornece soluções de gestão empresarial integrado - ERP/RH, há três décadas, é afiliada à ABF - Associação Brasileira de Franquias desde 2007. Mais informações sobre a Vilesoft podem ser encontradas no portal vilesoft.com

Categorias


Somos
Associados
Somos
Certificados

Acompanhe