O seu produto tem valor?

Atualmente no mercado, ter um produto/serviço de qualidade não é mais um diferencial que qualifica uma empresa. É uma obrigação!

Imagine duas empresas, A e B, as duas possuem o mesmo produto e atuam no mesmo segmento para um determinado público, porém, a empresa A ainda vende o produto a um preço superior ao da empresa B. Mesmo com essa igualdade inicial, o consumidor ainda acaba escolhendo a empresa A com o preço superior. Por que isso acontece?

Isso ocorre, pois, a empresa A possui uma boa percepção de valor do seu produto, podendo praticar assim um preço superior ao da empresa B.

Vamos entender melhor. Imagine que você tenha um consultório odontológico, os fatores que irão influenciar no valor que o seu produto tem para o seu cliente se inicia desde o atendimento ao telefone para marcar uma consulta, a experiência que ele terá na recepção e só depois a consulta em si. Tais fatores irão determinar se ele terá uma boa percepção ou uma má percepção do seu serviço.

Esse posicionamento na preferência do seu cliente irá determinar se para ele o preço do seu serviço vale a pena ou não.

Lembre-se que o consumidor está disposto a pagar mais caro por um bom serviço, muitas empresas pecam ao pensar que o consumidor está mais preocupado com o preço do que com a qualidade. Existem sim os consumidores que não se preocupam com a qualidade, porém, mesmo assim cabe as empresas oferecer qualidade em suas atividades. Com o tempo, essas preferencias vão evoluir, deixando o seu cliente mais exigente.

Por exemplo: Se você oferece um serviço de qualidade e mesmo assim o seu cliente migra para um concorrente mais barato, ao se deparar com um serviço inferior, ele irá voltar para sua empresa pois ele fará uma comparação quando suas necessidades não forem atendidas.

Dica: Visualize todos os processos. Como citamos no exemplo acima, na mente do consumidor, todos os processos antes de efetuar a contratação são importantes. Atendimento, pós-vendas, Agendamento, Localização, estrutura interna, etc. Para garantir que tudo esteja perfeitamente alinhado, deve-se fazer uma análise de cada setor e reunir pontos a melhorar de cada um. Fazendo isso, você saberá em que deve melhorar e com o tempo o seu produto/serviço será mais valorizado.


Sobre a Vilesoft: A Vilesoft fornece soluções de gestão empresarial integrado - ERP/RH, há três décadas, é afiliada à ABF - Associação Brasileira de Franquias desde 2007. Mais informações sobre a Vilesoft podem ser encontradas no portal vilesoft.com

Categorias


Somos
Associados
Somos
Certificados

Acompanhe