Quais fatores devem ser avaliados na hora de calcular o valor da sua empresa

Seja para se aventurar em outras áreas, adquirir capital ou até a aposentadoria. Não importa o motivo, antes de vender sua empresa, é necessário fazer o cálculo correto para que anos de esforço tenham valor.

Um processo de venda pode aparentemente ser atraente, mas existem alguns detalhes que devem ser cuidadosamente analisados antes de qualquer decisão para que o sonho não vire pesadelo.

O primeiro passo é calcular o valor total do negócio, pois mesmo que você não queira vender 100% da empresa, você saberá quanto o seu futuro sócio deverá investir para adquirir sua parte.

Percepção de valor:

Ao mesmo tempo que é muito importância, a percepção de valor pode ser bastante perigosa. Após anos de trabalho duro, é normal que você supervalorize a empresa e acabe achando os valores oferecidos baixo demais. Realmente, o seu trabalho de anos deve ser valorizado, porém, a visão do mercado é um pouco mais fria. Por isso, faça uma avaliação realista e ouça as propostas dos investidores, o seu poder de negociação é a chave.

Projeção Anual:

Mais preciso que a percepção de valor, outro fator a ser levado em conta é o faturamento anual da empresa. Ao fazer uma proposta de aquisição, os investidores irão avaliar qual o rendimento anual da empresa com base em cálculos mensais de receita.

Ativos:

Se você é uma empresa de Software e o seu processo já foi automatizado a ponto que você possa ficar parado e interessados ainda batam a sua porta, esses são os ativos da empresa. Eles são não só um fator muito importante na hora de calcular o valor da empresa, mas também um excelente argumento para alavancar o valor da mesma.

Infraestrutura e maquinário:

Outro fator muito importante para contribuir no processo de valorização do seu negócio é toda a estrutura que você possui. É importante que tudo esteja catalogado e registrado para que não haja confusão na hora de levar isso em conta.

 

É importante entender que existe vários pontos a se levar em conta nesse caso, até as dívidas que uma empresa possui são levadas em conta. Por isso, seja realista e avalie as propostas de forma profissional.


Sobre a Vilesoft: A Vilesoft fornece soluções de gestão empresarial integrado - ERP/RH, há três décadas, é afiliada à ABF - Associação Brasileira de Franquias desde 2007. Mais informações sobre a Vilesoft podem ser encontradas no portal vilesoft.com

Categorias


Somos
Associados
Somos
Certificados

Acompanhe