Blog - Avicultura

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O AGRONEGÓCIO

Agribusiness ou agronegócio é o termo usado para denominar todo um conjunto de agentes econômicos integrados à produção agropecuária, incluindo as instituições que dão suporte e apoio ao setor.

O Brasil é a última fronteira agrícola e tem o maior potencial produtivo do mundo. A cada ano, novos recordes são batidos nas safras colhidas.

Atualmente somos um dos maiores produtores e exportadores mundiais de carne de aves.  Moderno, rentável e competitivo, o agronegócio brasileiro é uma atividade próspera, segura e rentável.

O Brasil possui um clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante e quase 13% de toda a água doce disponível no planeta. Além disso, possui 388 milhões de hectares de terras agricultáveis férteis e de alta produtividade, dos quais 90 milhões ainda não foram explorados.

Em relação ao aspecto econômico, o agronegócio também tem posição de destaque, sendo a principal locomotiva da economia brasileira.  Atualmente o agronegócio responde por 34% das riquezas geradas no País, 42% das exportações totais e 37% dos empregos brasileiros.

Segundo a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o Brasil será o maior produtor mundial de alimentos nas próximas décadas.  Além disso, o mercado consumidor brasileiro é um dos maiores do mundo, sendo que cerca de 80% da produção brasileira de alimentos é consumida internamente e apenas 20% são embarcados para mais de 209 países (dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Apesar da importância do campo ao longo da história do país, a tecnologia disponível mudou e o controle rigoroso de dados e informações torna-se fundamental para o sucesso do empreendimento. Mas a realidade do campo brasileiro, no que diz respeito à tecnologia da informação, é bem dicotômica.

Atualmente existem empresas ou mesmo produtores rurais que fazem o uso intensivo de sistemas de informação de última geração bem como uma outra parte destes produtores rurais têm-se o desconhecimento quase completo sobre esta tecnologia. De uma forma geral a agroindústria emprega tecnologia agrícola de forma intensiva, mas ainda não faz o mesmo com tecnologia da informação.

Com o conceito de agribusiness em lugar do antigo setor rural, a informática passa a ser essencial para que a complexa rede de cadeias produtivas se torne competitiva, sendo uma ferramenta estratégica para se melhorar a eficiência de toda a cadeia que compõe o agronegócio.

Com esta grande evolução do agronegócio, sistemas de gestão tornam-se de extrema importância, onde especial ênfase deve ser dada ao controle orçamentário, custeio e planejamento. Desta forma, a tecnologia da informação se torna cada vez mais necessária.

É muito importante que as empresas fornecedoras de tecnologia de informação demonstrem confiança, tenham baixo custo e principalmente mostre ao produtor o que ele vai ganhar ao utilizar modernos sistemas de informações.

Os sistemas de informações podem, portanto, transformar as organizações e os métodos gerenciais. Por isso devem ser criados a partir de profundo conhecimento das dimensões tecnológica, organizacional e gerencial do agribusiness.

No caso da avicultura, a tecnologia da informação torna-se ainda mais importante. Sendo um setor de ponta no agronegócio, a avicultura é uma atividade que gera uma grande quantidade de informações, que se bem gerenciadas, podem levar ao sucesso empresarial.

Na avicultura, como em outros setores da pecuária, o controle de dados de produção, bem como o controle financeiro e de recursos humanos  tornam-se fundamentais. No caso de uma granja de frangos de corte, todo o processo produtivo, desde a entrada dos pintos no aviário, o controle de arraçoamento, vacinações, medicamentos, mão de obra, manejo, controle de frotas, fábrica de ração, logística de transporte, de entrega dos frangos aos frigoríficos, bem como o abate e processamento das aves devem ser rigorosamente controlados.

A obtenção de informações e a utilização destas informações podem ser o diferencial entre o sucesso ou o fracasso da atividade e servem como subsídio para tomadas de decisões, principalmente na elaboração do planejamento estratégico.

Os sistemas ERP permitem que se faça uma customização, podendo atender aos mais diversos segmentos.

Sendo assim, o DON AVIS  é totalmente customizável, pois permite a perfeita adaptação de acordo com as necessidades de qualquer empresa do setor.

Uma outra grande vantagem dos sistemas ERP é permitir a seleção dos módulos que serão implantados.

A característica modular permite que cada empresa utilize somente os módulos que necessite e possibilita que módulos adicionais sejam agregados com o tempo.

Em seguida, para cada módulo, são feitos ajustes nas tabelas de configuração para que o sistema se adapte da melhor forma possível aos novos processos de negócio.

A utilização de sistemas ERP permite uma otimização do fluxo de informações e facilita o acesso aos dados operacionais, fazendo com que as informações tornem-se mais consistentes, possibilitando a tomada de decisão com base em dados que refletem a realidade da empresa.

Um outro benefício da implantação é a adoção de melhores práticas de negócio, suportadas pelas funcionalidades dos sistemas, que resultam em ganhos de produtividade e em maior velocidade de resposta da organização.

Atualmente, o nível de competitividade do setor de agronegócios no Brasil requer melhor coordenação do setor e disseminação tecnológica da informática.

Para isso, é preciso que organizações e instituições do agribusiness adotem modelos gerenciais modernos e capacitem-se para uso das tecnologias da informação, não só nos processos produtivos como principalmente nos processos de gestão.

Somos
Associados
Somos
Certificados

Acompanhe