5 Dicas básicas para manter as contas da empresa em ordem

Segundo dados do Serasa Experian em 2015, o índice de inadimplência das empresas aumentou 12,1% referente a 2014. Se levarmos em consideração a situação atual do país, esse índice vai apresentar aumentos em 2016.

Um dos maiores desafios da gestão empresarial é com certeza o controle financeiro. Uma coisa é certa, independentemente da situação da economia, as contas nunca param, pelo contrário, sempre estão aumentando. Por isso é tão importante ter um plano de contas eficiente.

Vamos ver agora algumas dicas rápidas que podem lhe ajudar a colocar a rotina financeira da sua empresa em ordem:

1 - Não acumule mais dívidas que consegue pagar:

Essa regra é universal, vale tanto para pessoas quanto para empresas. Tenha sempre um fluxo de caixa bem atualizado, permitindo que você saiba exatamente como está a saúde financeira do negócio.

2 - Evite os empréstimos desnecessários

Atenção, os empréstimos são excelentes aliados em um momento de expansão do negócio, porém só é uma boa prática se você tiver total controle das contas e realmente avaliar que tal compromisso não irá comprometer o financeiro. É muito comum empresas virarem reféns dos empréstimos, isso acontece quando elas começam a enxergá-los como receita.

3 - Organize as contas

Um dos maiores causadores do descontrole financeiro é com certeza a desorganização. Tenha total controle de tudo que entra e sai do caixa da empresa, fazendo isso você evite criar gastos desnecessários.

4 - Deixe todas as contas em dia

Não se pode apenas organizar as contas, devemos ter todos os pagamentos em dia para evitar um possível acúmulo de juros ou multa. É melhor ter um caixa vazio com todas as contas pagas do que ter um caixa cheio de dívidas.

5 - Tenha todas as informações necessárias

É muito comum ocorrer o descontrole por falta de informações. Contas que não batem são um dos problemas mais comuns quando o assunto é finanças. Ter todas as informações referentes a cada setor e processo da empresa é primordial para ter um bom controle financeiro. Por isso, é importante investir em um bom sistema de gestão integrado para que todas as informações estejam devidamente alinhadas.

 

O segredo para qualquer controle financeiro é o autoconhecimento, entender e conhecer todos os processos e particularidades do seu negócio é o básico para se ter uma gestão saudável e eficiente.


Sobre a Vilesoft: A Vilesoft fornece soluções de gestão empresarial integrado - ERP/RH, há três décadas, é afiliada à ABF - Associação Brasileira de Franquias desde 2007. Mais informações sobre a Vilesoft podem ser encontradas no portal vilesoft.com

Categorias


Somos
Associados
Somos
Certificados

Acompanhe